About

Em 2007, Margarida Brito Paes entrava pela primeira vez na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, para iniciar o curso de design de moda. Completou a licenciatura em 3 anos, mas cedo percebeu que o seu caminho na moda não passava pelo design. Ainda não tinha acabado o curso quando começou a trabalhar em revistas de lifestyle e moda, enquanto jornalista, um caminho que manteve interruptamente ao longo de 10 anos.

Em 2018 foi convidada para conduzir a edição online da ELLE. Anteriormente passou por diversos títulos, desde revistas independentes, como a Parq, a jornais como o Diário de Notícias.

Margarida também fez produção e criou vários formatos digitais, em vídeo, que também apresentou.

Tendo trabalhado vários anos no digital, a análise de dados, SEO, avaliação de resultados e criação de novos produtos editoriais, são áreas em que se especializou.

Agora, a vida mudou e chegou o tempo de iniciar um novo ciclo, com ritmos diferentes e formas inovadoras de trabalhar. Por isso, trabalha por projeto, com objetivos claros e prazos definidos. Comunicar tem mil e uma vertentes e ninguém melhor para lhe indicar qual escolher

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CV

PR, Communications
(Março 2022 -»)
Assessoria de imprensa e relações-públicas. Elaboração de plano de comunicação,
envio de comunicados de imprensa, mediação da relação das marcas com a imprensa.
Clientes: PAEZ, TRINCO, BLANKY, SUUIM, GELATOPIA, BEHUMAN, TAVARES, SANTO INFANTE.


PR, Communications & Events SANTO INFANTE
(Agosto de 2021 -» )
Assessoria de imprensa e relações-públicas do SANTO INFANTE, um projeto dedicado a
marcas portuguesas de decoração, com atelier de interiores e loja. Elaboração de um
plano de comunicação, elaboração de comunicados de imprensa, identificação de
oportunidades de comunicação, acompanhamento dos media e gestão de redes sociais.
Foram publicadas cerca de 50 notícias sobre o Santo Infante entre agosto de 2021 e
janeiro de 2022, tendo sido alcançado um PR Value de cerca de 200 mil euros. O projeto
saiu em meios como: Público, Observador, Visão, Dinheiro Vivo, ECO, Máxima, Saber
Viver, Attitude, DN, Lux Deco, Urbana, Revista Prima, Marketeer etc.
Desenvolvimento e comunicação do projeto Casa Aberta Santo Infante, que teve a
duração de um mês, consistindo numa exposição com cerca 80 marcas e uma loja
PopUp, durante este evento aconteceram vários happenings paralelos pelos quais
Margarida Brito Paes ficou responsável.


Founder Pano Cru (www.panocrumagazine.com)
(Março 2021-» )
O Pano Cru é uma plataforma online, em formato de newsletter mensal. Não se trata de
um site para encontrar notícias diárias, mas um espaço digital atualizado mensalmente,
uma plataforma em construção, com artigos nos mais diversos formatos, como textos
de reflexão e entrevistas com os principais players da Moda. Um olhar atento sobre o
que se passa no mundo, mas ainda mais atento ao que se passa em Portugal. Este é um
modelo de negócio diferente, com uma abordagem inovadora que tem nas newsletters
a ligação com o leitor. O conceito, design e conteúdo é todo realizado por Margarida
Brito Paes, sendo revelador da sua capacidade não só de empreender, mas também de
concretizar os projetos a todos os níveis, desde a estratégia, ao conteúdo, passando por
análise de dados e marketing.

Palestrante Media Training – Evento Global da M.A.C
(Julho 2022)
Margarida Brito Paes foi convidada para dar três sessões de media training a maquilhadores, pessoas do departamento de marketing e sales da M.A.C, uma das marcas mais importantes no sector da cosmética a nível mundial.


PR & Communications – Sustainable Fashion Business
(Ago. 2020 – Out. 2020)
Assessoria de imprensa e relações públicas da conferência Sustainable Fashion
Business, no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020. Elaboração de um plano de
comunicação a três meses, elaboração de comunicados de imprensa, planeamento de
viagem de imprensa e acompanhamento dos media.
Foram publicadas cerca de 30 notícias sobre a conferência, em meios como: Público,
Observador, Visão, Dinheiro Vivo, ECO, Máxima, ELLE, etc.

Moderadora – Talks Portugal Fashion
(Out. 2020 -»)
Moderação de três talks com emissão em direto no site do Portugal Fashion. Estas talks
foram integradas numa emissão de formato televisivo, com a produção da SP
Entertainment, a mesma produtora do Festival da Eurovisão em 2018.
Além da moderação das talks, em direto, e apresentação do painel, também toda a
entrevista e guião foi desenvolvido por Margarida Brito Paes.


Editora Online – ELLE
(Jan. 2019 – Jul. 2020)
Edição do site da ELLE Portugal. Todas as decisões do site passam pela editora, desde a
imagem ao conteúdo, passando pela criação de novas rubricas, gestão de redes sociais
e análise de resultados.
Enquanto editora todo o planeamento de conteúdo era responsabilidade da Margarida,
além da revisão de texto, elaboração de notícias e estratégia de marketing. Os projetos
especiais eram também articulados com a editora, apesar da parte comercial ser da
exclusiva responsabilidade de outro departamento.
Durante a quarentena foram lançadas duas rubricas inovadoras: ELLEStayhome (nas
redes sociais) e ELLEstaylocal, ambas com um forte cariz social e muito ligadas à
atualidade. Ainda durante esse período foi lançado um programa de entrevistas a
designers de moda, em parceria com o Portugal Fashion.
No período em que foi editora da ELLE.pt, Margarida Brito Paes duplicou o número de
visitas únicas do site, e melhorou substancialmente o SEO e posicionamento GOOGLE
do mesmo.


Desenvolvimento e Apresentação de Programas em Formato Vídeo – Global Media Group
(Mai. 2018 – Dez. 2018)
Criação do conceito, produção e apresentação de três programas, em vídeo, para os
sites da Global Media Group.
Manual de Maquilhagem – programa que numa entrevista descontraída desafiava
famosas a revelarem o seu necessaire e a partilhar alguns truques de beleza.
Closet – programa com dicas de estilo e com reportagem de eventos de marcas de
moda.
Unboxing – programa em que eram revelados alguns dos produtos que acabavam de
chegar ao mercado, na área da cosmética e maquilhagem.


Fundação de Títulos Editoriais
(Jan. 2013 – Dez. 2018)
Integração das equipas fundadoras da Revista Divo (até dezembro de 2015) e do site
feminino Delas.pt (desde janeiro de 2016, até 2018). Nestas publicações Margarida Brito
Paes assumiu um papel de coordenação, estando responsável pela definição das suas
secções, mas também na criação dos projetos e das suas estratégias de comunicação,
linha editorial e implementação no mercado.


Jornalista
(Out. 2010 – Jul. 2020)
Desde 2010 tem trabalhado como jornalista. Foram muitos os outros temas abordados
ao longo dos últimos 10 anos, passando pela política, cultura e economia. No entanto,
foi na moda (artigos de economia, indústria e análise) e lifestyle que se especializou.
Diário de Notícias, Notícias Magazine, ELLE, SOUL, Parq, LuxWoman, DIVO, Activa e
Delas.pt, foram alguns dos títulos em que trabalhou.

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